fbpx
picanha-da-praca-restaurante-e-churrascaria

Os 10 pratos mais tradicionais do Rio de Janeiro

20/11/2017
Notícias, Rio Tour

Comidas típicas do Rio de Janeiro? Tem sim senhor!

Quando se pensa em Bahia vem a mente o Vatapá, se é o Rio Grande do Sul o churrasco ou o chimarrão. Quando uma amiga baiana disse que o Rio de Janeiro não tem tradições tentei responder quais o pratos típico dos cariocas.  Sempre respondo que o Rio não precisa de ter pratos típicos, pois é a cidade símbolo do Brasil e por isso reúne todas as tradições do país.

Mesmo que algumas delas não sejam exclusivamente cariocas, no Rio elas ganham características locais que podem fazer toda a diferença.

Mas para poder responder de outra forma resolvi procurar na internet, algo além da Feijoada , como prato típico do Rio. Além do biscoito Globo e Mate (um lanche) e do Filé a Oswaldo Aranha, não há nada que realmente possamos dizer ser da culinária típica carioca, mas tem vários pratos que o carioca assumiu como da cidade.

1. Biscoito Globo e Mate

Não é realmente um prato mas é o lanche da cidade, ir à praia do Rio e nunca ter tomado um Globo com Mate é não conhecer o carioca em sua essência. Virou até patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

2. Feijoada carioca (com feijão preto)

Pode ter no Brasil todo mas no Rio tem um sabor especial

3. Bife com batata frita

Tem no mundo todo mas só no Rio é obrigatório comer uma vez por semana!

4. Picadinho

Quem pede quentinha sabe que Picadinho tem toda a semana. A sequência da quentinha durante a semana é esta: Filé. filé acebolado, picadinho, estrogonofe. Coincidência????

5. Filé a Oswaldo Aranha

Esse nasceu de verdade no Rio de Janeiro,  feito para satisfazer o apetite do diplomata e político gaúcho Oswaldo Aranha (1894-1960), foi criado no Restaurante Cosmopolita, na Lapa.

6. Galinhada com quiabo

Mineiro mas obrigatório na mesa do carioca

7. Rabanada

Para mim só no Natal!

8. Caldo verde

Pode ser português mas há vários lugares aqui no Rio que servem, é só fazer um friozinho que todos procuramos essa sopinha para nos esquentar.

9. Frango Assado de Padaria

Ficou sem ideia ou tempo de preparar o almoço no domingo? É só pedir o frango assado da padaria, normalmente uma delícia de entupir nossas artérias.

10. O Podrão

Fim de night, saída do trabalho, quando a fome aperta e a grana é curta o podrão é a salvação. O cachorro quente carioca leva milho, ervilha, batata palha, queijo ralado, ovo, azeitona, passas,  e o que sua imaginação quiser.