fbpx
Bonde Santa Teresa

Os melhores 10 passeios culturais no Rio de Janeiro!

02/01/2018
Notícias

Quando o assunto é cultura, o que não falta são museus, centro culturais e locais históricos de parada obrigatória para qualquer turista.

Jardim Botânico

Criado em 1808 por D. João VI para aclimatar as mudas de espécies que vinham da Europa, o Jardim Botânico tem hoje mais de oito mil tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. Ele uma área total de 137 alqueires (54 deles de área cultivada) e promove estudos de vegetais de diversas regiões do país.

Parque Lage

Localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, o Parque Lage tem espaço apropriado para piqueniques e brincadeiras ao ar livre. Os jardins em formas geométricas e as pequenas grutas, espalhados pelos 52 hectares de área verde, propõem descobertas e diversão para as crianças.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Fundado em 1909, o Theatro Municipal foi reinaugurado com ares modernos em maio de 2010. O edifício é resultado da fusão de dois projetos: Áquila, do engenheiro Francisco de Oliveira Passos, e Isadora, do arquiteto francês Albert Guilbert, vice-presidente da Associação dos Arquitetos Franceses.

Museu Nacional de Belas Artes

Ocupando a antiga sede da Academia de Belas Artes, o Museu Nacional de Belas Artes(MNBA) abriga mais de 15 mil peças, entre pinturas, esculturas, arte sobre papel e mobiliário, que representam a maior e mais variada coleção brasileira do século 19. Neste acervo, destacam-se obras de artistas como Pedro Américo, Rodolfo Amoedo, Vitor Meirelles, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalvanti e Lasar Segall.

Museu de Arte Moderna – MAM

Obra máxima de seu criador, o arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, o MAM está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo, junto à Baía de Guanabara. Suas fachadas envidraçadas trazem para o interior o paisagismo de Burle Marx, enquanto que os vãos livres têm um fim prático: a liberdade de composição oferecida ao espaço expositivo e o convite ao jardim no plano térreo.

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil está instalado, desde 1989, no prédio estilo neoclássico que foi sede do Banco do Brasil de 1906 a 1986. Polo cultural e artístico, o CCBB possui 17 mil metros quadrados que abrigam dois teatros, quatro salas para mostras, biblioteca com mais de 100 volumes em acervo informatizado, auditório, salas de vídeo e cinema.

CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Inaugurada em junho de 2006, a Caixa Cultural da Avenida Almirante Barroso foi a segunda unidade instalada na capital carioca. Com 6 mil metros quadrados, o local abriga quatro galerias, dois cinemas, um teatro de arena, salas de oficinas e ensaios, além de uma cafeteria. Com programação variada, o espaço realiza exposições, espetáculos, projeções de filmes, visitas guiadas, oficinas e ciclos de conferências.

Biblioteca Nacional do Brasil

Com mais de 200 anos de história, a Biblioteca Nacional é a mais antiga instituição brasileira, anterior mesmo à constituição do Brasil como nação independente.A Biblioteca Nacional é responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País.

Bonde de Santa Teresa

O Bonde de Santa Teresa é uma opção de passeio tanto para turistas como para moradores do Rio de Janeiro. O visitante tem duas linhas à disposição: Paula Matos e Dois Irmãos, que saem com intervalos de 15 minutos (o primeiro) e 30 minutos (o segundo).
O trajeto se inicia no centro da cidade, passando sobre os Arcos da Lapa e seguindo pelas ladeiras do bairro, em pontos turísticos como a Igreja e Convento de Santa Tereza, o Largo do Curvelo e o Parque das Ruínas.